Geral

As oportunidades para as novas renováveis na crise hídrica


A maior crise hídrica dos últimos 91 anos não dá sinais de trégua. O abastecimento de energia elétrica segue ameaçado e os órgãos de governo demoram a tomar medidas mitigadoras, como incentivos à redução da demanda e aumento emergencial da oferta.

As novas renováveis, como a solar, as pequenas hidrelétricas, o biogás, a eólica e outras, podem ser a solução para o país atravessar a crise e mudar definitivamente o perfil da matriz elétrica do Brasil, conferindo a esta mais segurança e sustentabilidade. Mas como exatamente essas novas fontes podem contribuir? Quais são suas possibilidades no curtíssimo, curto, médio e longo prazo? O que precisamos fazer para que elas possam de fato entregar todo o seu imenso potencial? Quando faremos a tão almejada transição energética?

Para falar sobre o assunto, Rodrigo Sauaia (ABSOLAR Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Ricardo Baitelo (IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente) e Paulo Arbex (ABRAPCH – Associação Brasileira das Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas) são os convidados no EM-FotoVolt webinar “A crise hídrica e as oportunidades para a novas renováveis”, que acontecerá às 18h00 de 19 de agosto no canal de youtube da Aranda Eventos.

Os especialistas vão analisar as possibilidades de ampliação da oferta de novas fontes vis-à-vis conjuntura atual, o planejamento setorial, os leilões do mercado regulado, a expansão das renováveis no mercado livre e na geração distribuída, e também como conferir flexibilidade às fontes ditas “não despacháveis”, com o concurso das tecnologias de armazenamento, à luz da experiência e cenários internacionais.

As inscrições para o webinar podem ser feitas via o link https://oferta.arandanet.com.br/46o-webinar-em


Fonte: Revista Eletricidade Moderna