Na Firjan, Pacto Global lança Grupo de Trabalho em Direitos Humanos do Setor Elétrico e Energético

Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas desde 2018, a Firjan abriu espaço na quarta-feira (8/2), em sua sede, para o lançamento do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos do Setor Elétrico e Energético da Plataforma de Ação pelos Direitos Humanos do Pacto Global. Na abertura do evento, Antonio Carlos Vilela, presidente do Conselho Empresarial de Energia Elétrica, destacou a modificação da postura das empresas, que hoje têm a sustentabilidade não apenas em discurso, mas em suas práticas.

“Precisamos discutir a perda de energia elétrica, que no Rio de Janeiro chega a até 45% da produção, no âmbito social, refletindo gestão de riscos, impactos dos direitos humanos nas operações das empresas, propondo ações para alcançar bem-estar e qualidade de vida, além de desenvolvimento econômico. É fundamental que toda a sociedade tenha acesso à energia elétrica de forma digna, equilibrada e sustentável, permitindo que esse insumo seja fator de competitividade para a economia”, afirmou Vilela.

Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, lembrou que em 2021 a Firjan foi escolhida como organização âncora do Hub ODS RJ, ampliando o engajamento e a atuação do empresariado fluminense na agenda do desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Hub ODS RJ conta com a participação de mais de 70 empresas e 100 membros no estado. A Rede Brasil do Pacto Global é a segunda maior no mundo, tendo uma grande participação do setor elétrico e de energia. No planejamento do Grupo de Trabalho estão previstos, até o fim deste ano, o treinamento de lideranças empresariais para montagem de estratégias de apoio à diversidade e inclusão em suas companhias e o lançamento de um guia com as melhores práticas do setor, entre outras iniciativas.

Estiveram na Firjan para o lançamento Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil; Pedro Villela Capanema Garcia, gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação da Eletrobras; e Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia, entre outros. Participaram remotamente Isadora Brandão Araújo da Silva, secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; e Ignácio Ybañez Rubio, embaixador da União Europeia no Brasil.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003 e hoje tem mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Fonte: Firjan