GOVERNO ESTUDA INSTITUIR VRGD, QUE SERÁ UTILIZADO NA CONTRATAÇÃO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA OU COGERAÇÃO A GÁS

O governo está querendo instituir um Valor de Referência para Geração Distribuída (VRGD) de forma a viabilizar a contratação da geração distribuída fotovoltaica ou de cogeração pelas distribuidoras.

Atualmente, as concessionárias podem comprar até 10% da sua necessidade de geração distribuída. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, conta que o Valor de Referência (VR) utilizado hoje para o pagamento dessa energia é insuficiente para cobrir os custos dessas formas de geração.

Ele explicou que o VR, que hoje gira em torno de R$ 120/MWh, é a média ponderada dos últimos leilões A-3 e A-5, que contam com a participação de fontes bem mais baratas como a eólica e a hídrica, o que faz com que o preço fique mais baixo. “O VR é o valor que a distribuidora é autorizada a pagar pela geração distribuída contratada e repassar ao consumidor.

Só que o custo da fotovoltaica é maior do que a média dos leilões A-3 e A-5, o que faz com que o preço não seja suficiente para realizar essa contratação”, apontou Tolmasquim. Por isso, a ideia, segundo ele, é criar o VRGD, que será um preço especial para contratar a energia da fotovoltaica e da cogeração a gás. “Esse preço será mais alto e é uma maneira de estimular no início essas fontes”, declarou Tolmasquim, que preferiu não revelar qual seria esse preço exatamente.

Ele contou que a EPE fez um estudo desse valor para as duas fontes, que ainda precisa ser atualizado. Mas para ser utilizado, o VRGD precisa ser instituído e, a princípio, ele deverá ser incluído como emenda em alguma Medida Provisória. “Isso precisa passar pelo Congresso.

Com o VRGD, a distribuidora vai poder contratar, por exemplo, a energia fotovoltaica de um supermercado, de um estádio de futebol que colocou placas solares, de um shopping”, comentou Tolmasquim, que participou em 28 de outubro de 2015, do lançamento do Brasil Solar Power.


Fonte -Fonte: GásNet

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.