G20 declara apoio à triplicação de renováveis até 2030

Grupo de trabalho de transições energéticas do G20 assinou declaração conjunta durante reunião em Foz do Iguaçu.

O grupo de trabalho de transições energéticas do G20 (ETWG, na sigla em inglês) aprovou no dia 4 de outubro, durante o encontro da entidade que representa as 20 maiores economias do mundo, em Foz do Iguaçu, PR, declaração conjunta que prevê o apoio à implementação de esforços para triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a taxa média global anual de melhorias na eficiência energética. O ETWG é presidido pelo ministro de minas e energia do Brasil, Alexandre Silveira.

A ideia da declaração é fazer com que as ações de ampliação de energia renovável e de eficiência energética sejam implementadas por meio de metas e políticas existentes. Para triplicar a capacidade de energia renovável, o grupo destacou a necessidade de adotar abordagens para aumentar a flexibilidade e a estabilidade do sistema, de acordo com as circunstâncias nacionais, incluindo gerenciamento de demanda, retrofit de flexibilidade e expansão e modernização da infraestrutura de rede, backup e capacidades de balanceamento.

Faz ainda parte das intenções do grupo incentivar a aceleração da escala de implantação de tecnologias de armazenamento de energia, incluindo baterias e hidrelétricas reversíveis. O documento traz também compromissos que visam a segurança energética e a aceleração da chamada transição energética justa e inclusiva. Segundo comunicado do MME, o ETWG não assinava uma declaração de compromissos desde 2021.

Fonte: arandanet.com.br/revista/
Foto: Arandanet