Firjan recebe projeto Codin Incentiva para aproximar a instituição da indústria do RJ

Firjan

Para aproximar o empresariado da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Firjan abriu espaço, em sua sede, no Centro do Rio, para o projeto Codin Incentiva levar informações sobre as metodologias e os critérios avaliativos em relação aos pleitos por incentivos fiscais no estado do Rio de Janeiro. A quinta reunião do projeto, importante parceria da Firjan com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS), foi realizada nessa terça-feira, 29/10.
 
“Com este evento estamos aproximando ainda mais a Codin da indústria fluminense. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer as ações em curso e de receber atendimento exclusivo para esclarecer dúvidas”, avalia Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, que ressaltou os temas em destaque no evento: investimentos em distritos industriais, Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu e processo para concessão de incentivos fiscais.
 
“Na esteira de desenvolvimento de projetos, a ZPE do Açu poderá atrair uma série de indústrias, do café ao aço. Esse é um projeto estratégico para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
 
Caetano elogiou a retomada da análise dos pedidos de incentivos fiscais das empresas e o forte empenho da Secretaria em reduzir os prazos para análises dessas solicitações.
 
Após lembrar que a SEDEICS estruturou um robusto plano para destinar recursos da ordem de R$ 400 milhões, Caetano reforçou o pedido para que a gestão do Distrito Industrial de Fazenda Botafogo seja transferida para a Codin, para que ele fique entre os elegíveis que vão receber os investimentos previstos.
 
Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Tributários, disse que essa aproximação da Codin com as empresas é muito relevante, principalmente para aquelas que estão situadas nos distritos industriais. “Esse momento é importantíssimo para discussão dos incentivos fiscais individualmente de cada empresa, para tentar resolver os problemas dos empresários nesse setor”, enfatizou

Ao falar sobre intenções e projetos sobre os distritos, Marina Esteves, subsecretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, informou que a pasta está realizando, com uma empresa especializada, um amplo levantamento das necessidades dos distritos para modernização das informações, construindo, inclusive com a Codin, um banco de informações, que será uma plataforma aberta.
 
“Já recebemos um levantamento feito pela Firjan, que aponta em linhas gerais as necessidades de cada distrito, mas agora a gente precisa mergulhar nesse levantamento para poder instruir o governo sobre qual é a necessidade e quanto custa efetivamente o trabalho em cada um desses municípios, em cada um dos distritos”.
 
O projeto inclui também construir uma agenda de inovação com as mais de 300 empresas, a Codin e 37 municípios, aproximando a academia e a criação de um modelo de governança, com a participação dos distritos.
 
Há um ano à frente da presidência da Codin, Fábio Picanço explicou que o projeto Codin Incentiva tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a questão de benefício fiscal. Os processos estão ficando mais serenos diante da aproximação com empresários, disse ele, acrescentando que a instituição está de portas abertas para orientação, sugestão ou apoio técnico.
 
Participaram ainda do evento a diretora de Incentivos Fiscais da Codin, Viviane Miranda; o diretor de Desenvolvimento Industrial da Codin, Cristiano Sandes; e o presidente da Comissão Especial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu, Marcelo Lopes.


Fonte: firjan.com.br/noticias/

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.

Recesso de Fim de Ano