O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou nesta segunda-feira (26/9) da abertura da Rio Oil & Gas, maior evento de óleo e gás da América Latina. A feira conta com mais de 400 expositores, reunindo os maiores players do mercado. Além do presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, a cerimônia contou com a presença dos ministros de Meio Ambiente, Joaquim Leite, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, além do prefeito Eduardo Paes, entre outras autoridades.
“A energia, ou as energias, é tema de debate para além de óleo e do gás. Mas ainda assim é do óleo e do gás que faremos juntos a transição e a integração energética que desejamos para nós e para o mundo. A Firjan tem se dedicado, diariamente, em estar cada vez mais próxima das indústrias e dos agentes, exercitando uma escuta ativa para alinhamento dos nossos atendimentos às demandas dos nossos públicos”, destaca o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.
A Firjan SENAI SESI está presente na feira no estande J39, no 1º pavilhão do Armazém IBP, próximo a empresas como Vibra, Ipiranga, Braskem, entre outras. Além de receber comitivas empresariais do interior do estado do Rio, o estande receberá delegações internacionais, para as quais serão apresentadas as pesquisas e projetos desenvolvidos para o mercado de óleo e gás pelas sete unidades para o desenvolvimento de tecnologia e inovação: Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Automação Industrial; Solda; Química e Meio Ambiente; Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Química Verde, Sistemas Virtuais de Produção; Inspeção e Integridade; e o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (SIS SO), responsável pelas pesquisas em saúde e segurança do trabalho.
A federação também apoia a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e o Sebrae nas rodadas de negócios, que vão ocorrer entre os dias 27 e 29, com a participação de 30 grandes empresas âncoras, 186 fornecedoras, envolvendo 745 reuniões. A expectativa é de geração em torno de R$ 280 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
Nesta terça-feira, em parceria com a Apex-Brasil e a ONIP, a Firjan promove o evento “Café com Energia”, na sede da federação, no qual recepcionará diversas delegações internacionais comerciais do mercado de petróleo e gás. Participam do encontro, as empresas Biosolvit e 3R Petróleo.
Cerimônia de abertura
Adolfo Sachsida, em seu discurso, disse que o governo trabalha para ter melhores marcos legais, mais segurança jurídica e fortalecer o investimento privado – que é a chave para o desenvolvimento econômico de longo prazo. Ele afirmou ainda que a produção nacional de petróleo deve crescer em 72% nos próximos 10 anos.
Já Roberto Ardenghy, do IBP, organizador do evento, disse que o Rio de Janeiro se destaca como um importante polo de energia, onde serão discutidas as fórmulas e o futuro da indústria de petróleo e gás. “As perspectivas são muito positivas, porque o Brasil tem uma realidade geológica muito favorável. Parte das maiores descobertas que aconteceram nos últimos anos estão no Brasil, sobretudo no pré-sal. A Margem Equatorial também tem uma boa perspectiva”, acrescentou.
_____________________________________________________________
Fonte: firjan.com.br