Arrematado em leilão de 2023, sistema tem 1.000 km de linhas e envolve ampliação de cinco subestações
A Engie iniciou as obras do sistema de transmissão Asa Branca, que abrange os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, com um total aproximado de 1.000 quilômetros de linhas e ampliação de cinco subestações associadas. O projeto foi arrematado no leilão de concessão de linhas de transmissão promovido pela Aneel em junho de 2023.
As obras começam na Bahia, com a implantação do trecho compreendido entre a subestação Morro Chapéu II e a subestação Poções III, cuja licença de instalação foi emitida pelo órgão ambiental baiano, o Inema. O trecho inicial percorre 19 municípios, por onde será implantada linha de transmissão de 500 kV com 334 quilômetros de extensão, além de ampliação de duas subestações associadas.
A Engie já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e seis subestações próprias, com os sistemas de transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará. Recentemente, a empresa arrematou um novo lote no segundo leilão de transmissão deste ano da Aneel, em setembro, e conquistou a concessão para implantação e operação de mais 780 quilômetros de linhas e duas subestações, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Fonte: arandanet.com.br/revista/