DISTRIBUIDORAS ACEITARÃO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES

As distribuidoras de energia elétrica vão aceitar a proposta do governo para renovar as concessões que vencem entre 2015 e 2017, acredita Nelson Leite, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

As empresas têm a intenção, no entanto, de apresentar um pedido de prorrogação dos contratos com cláusulas para confirmar o interesse somente quando todos os critérios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) forem detalhados.

A entrega do pedido está prevista para março de 2013, mas uma manifestação formal de interesse na renovação dos contratos precisa ser encaminhada à Aneel até 15 de outubro.

Para o presidente da Abradee, não haverá quedas adicionais nas contas de luz com a renovação das concessões de distribuição. “Vejo muita pouca coisa para mexer. Em tarifa, nada”, disse em entrevista coletiva na associação.

Leite informou que as empresas do setor “não têm nenhum movimento para recusar as propostas do governo”, mas há ressalvas como a tramitação da Medida Provisória 579 no Congresso – que trata da prorrogação das concessões -, além do detalhamento das regras a serem fixadas pela Aneel.

“Dentro do cenário que enxergamos, não há maiores constrangimentos. A ressalva é que, se as condições colocadas lá na frente forem desagradáveis, as empresas se reservam ao direito de não assinar [a prorrogação]”, afirmou.

Fonte -Valor Online