As UHEs Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias, que totalizam mais de 4 GW de potência instalada, representam 64% da capacidade de geração da Copel
A paranaense Copel renovou junto à Aneel as concessões das usinas hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias por mais 30 anos. O valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.
Segundo comunicado do governo estadual, a renovação das UHEs garante a manutenção de ativos que, juntos, somam 4.176 MW potência. A concessão da Foz do Areia venceria ao final de 2024 e as outras duas usinas se encerrariam nos próximos oito anos, mas tiveram as concessões renovadas antecipadamente.
A maior delas, a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz do Areia, tem capacidade de 1.676 megawatts. As outras duas, a UHE Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida como Segredo, e a UHE Governador José Richa, a Salto Caxias, têm capacidades de 1.260 MW e 1.240 MW, respectivamente.
Com as renovações, as capacidades das hidrelétricas poderão ser ampliadas em leilões de capacidades que serão promovidos pela Aneel. Foz de Areia, por exemplo, poderá chegar a 2.536 MW. Já para a usina de Segredo, existem estudos para que ela possa praticamente dobrar de capacidade, chegando a 2.526 MW.
Fonte: arandanet.com.br/revista/