Conselho Empresarial da Firjan Noroeste Fluminense celebra conquistas em prol do desenvolvimento regional

Conselheiros da Firjan Noroeste Fluminense estiveram nesta quarta-feira (30/11) em Itaperuna para a reunião de encerramento das atividades do ano de 2022. Ao lado do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, do presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, do presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, e do prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, os empresários fizeram um balanço de importantes conquistas em prol do desenvolvimento regional, como as ações pela criação do Distrito Industrial de Itaperuna e as reivindicações por melhorias no fornecimento intermitente de energia.

“Mesmo num ano turbulento – com eleições, guerra e dificuldades econômicas remanescentes da pandemia –, o Noroeste Fluminense mostrou sua importância na geração de empregos, sendo Itaperuna a décima cidade do estado que mais abriu postos de trabalho. Isso se deve principalmente à Indústria, maior contratante entre os grandes setores, e é fruto também das articulações que fazemos pelo empresariado e pelo desenvolvimento regional, alvo de nossas constantes preocupações”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

O presidente da Firjan aproveitou a oportunidade para ouvir as reivindicações de todos os empresários presentes. “É uma satisfação estar nessa região tão pujante encerrando mais um ano de muita luta. O mais importante é estarmos juntos e continuarmos perseverando por esta instituição que tanto defende os industriais e o desenvolvimento econômico. Por isso, fazemos esta visita para trocar ideias, estreitar contato e saber se nossa agenda está em consonância com as angústias, ponderações e demandas das empresas da região”, destacou o Eduardo Eugenio.

presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, exaltou o trabalho que a federação vem desenvolvendo nos últimos anos. “Estamos saindo de um período conturbado de pandemia, em que a Firjan continuou trabalhando incessantemente para superar as dificuldades e desenvolver novos projetos que apontam para o futuro, como por exemplo, o Centro de Referência da Construção Civil. Nossa defesa da indústria é permanente e isso depende do apoio e do diálogo entre nós, como fazemos agora”, afirmou Caetano.

A reunião foi ainda uma oportunidade para ouvir os empresários, não só membros do conselho como também representantes de outras empresas da região presentes ao encontro. Eles destacaram as dificuldades na qualificação profissional e a importância da Firjan na defesa dos pleitos e no apoio jurídico às empresas. O prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques, que esteve acompanhado do subsecretário de Obras, Francisco Goulart, aproveitou a oportunidade para defender novas parceiras com a federação.

“A Firjan é um nome forte e de credibilidade de fundamental importância para levarmos nossas principais necessidades aos governantes, como as questões de qualificação profissional e a viabilização do nosso tão sonhado distrito industrial”, disse o prefeito, que recebeu o apoio de Eduardo Eugenio para levar o pleito ao governador.

Balanço de 2022

Um dos maiores desafios no desenvolvimento da indústria do Noroeste, as ações por melhorias no fornecimento de energia foram destacadas durante a reunião. A regional realizou diversos encontros com deputados estaduais, incluindo o presidente da Alerj, André Ceciliano, que vem pressionando a concessionária a regularizar o serviço. O pleito esteve presente também em uma série de reportagens da TV Globo na capital, na qual foi tratado como um dos principais desafios dos novos governantes. A Enel propôs ainda, a partir da intermediação da regional, a criação de um consórcio para melhorar o fornecimento às indústrias locais.

Mais recentemente, a regional também atuou na criação do Distrito Industrial em Itaperuna. A Firjan Noroeste recebeu uma comitiva da prefeitura, incluindo o prefeito Alfredo Marques, para discutir e visitar pessoalmente o local escolhido para a instalação do distrito. Também neste fim de ano, o executivo municipal aderiu ao Calçada Acessível, programa desenvolvido pela Firjan em parceria com entidades e sindicatos, que busca transformar os espaços públicos em locais de maior mobilidade urbana e respeito às pessoas com deficiência.

Outro importante pleito reivindicado pela Firjan, a concessão da BR-356 poderá ser incluída na relicitação da BR-101, processo que a federação vem acompanhando e continuará como pauta prioritária de 2023. Ainda no campo da infraestrutura, a Estrada de Ferro 118 – outro tema prioritário da federação – foi anunciado no início deste ano pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante visita ao Porto do Açu, no Norte Fluminense. A linha férrea poderá atrair novas indústrias a todo o interior e estimular, por exemplo, o agronegócio fluminense, importante vetor da economia do Noroeste.

Outra ação da regional em prol do desenvolvimento das empresas e da empregabilidade foi a criação do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos. A iniciativa reúne empresas da região promovendo trocas de experiências e qualificação profissional e empresarial.

_____________________________________________________________

Fonte: firjan.com.br