Ceará estuda implantar solar flutuante em açudes

Ceará estuda implantar solar flutuante em açudes

A empresa pública Cogerh divulgou a intenção de usar a tecnologia em reservatórios de água do estado.

A Cogerh – Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará está estudando formas de aproveitar o potencial de geração solar fotovoltaica flutuante em seus reservatórios no estado. A ação é liderada pela gerência de eficiência energética da Cogerh, criada em julho.

De acordo com o gerente de eficiência energética, Carlos Alberto Teixeira, o uso da tecnologia solar flutuante pode ser empregada em espelhos d´água de açudes. “Na busca por um modelo sustentável de transferência de recursos hídricos que atenda todos os interesses da população cearense, é importante que a Cogerh percorra esse caminho de inovação no uso da energia solar para garantir sustentabilidade da sua operação“, disse Teixeira.

Além disso, segundo ele, os conjuntos de manobra presentes em duas estações elevatórias, em Pacatuba, já estão preparados para receber investimento na autoprodução, que podem tanto ser para consumo da própria companhia quanto para comercialização no mercado livre de energia. Mas o objetivo principal é reduzir os custos com energia elétrica, que já é o segundo maior da Cogerh.


Fonte: arandanet.com.br/revista/

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.