Estação terá capacidade de 1 m³/s e atenderá Região Metropolitana de Fortaleza.
O Governo do Ceará, por meio da Cagece – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, lançou o edital de concessão dos serviços que compreendem a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de Planta de Dessalinização de Água Marinha na Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade de 1 m³/s.
O documento segue o modelo de concorrência pública internacional do tipo menor valor da contraprestação, sob modelagem de PPP – parceria público-privada. O edital segue aberto até o dia 1 de setembro, data-limite para recebimento dos documentos de habilitação e propostas comerciais.
Desde o lançamento do edital e abertura da licitação, ocorrida no 28 de abril, os concorrentes já podem enviar a documentação necessária pessoalmente ou via postal, para a sede da Comissão Central de Concorrências (CCC).
Além do edital, os projetos e estudos da licitação estão à disposição dos interessados no site da Cagece: www.cagece.com.br, no caminho “Documentos e Publicações” e “editais e contratações”.
A planta de dessalinização de água marinha será construída com o objetivo de diversificar a matriz hídrica do estado, de forma que o abastecimento da população não dependa apenas das chuvas. Assim, o macrossistema integrado da Região Metropolitana de Fortaleza contará com incremento de 12% na oferta de água, beneficiando cerca de 720 mil pessoas.