Foi realizado nesta segunda-feira (27) em Nova Déli, o Fórum de Negócios Índia-Brasil, um encontro para o incentivo às relações comerciais e de cooperação entre os dois países. O evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, ministros e secretários, além de palestras sobre economia, energia, óleo e gás, defesa e inovação, apresentados por representantes indianos e brasileiros.
Bolsonaro destacou que Brasil e Índia estão entre as dez maiores economias do mundo e, por isso, podem crescer juntos. Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a importância da diversificação das fontes de energia renováveis e do potencial do etanol para a economia indiana. O diretor da agência Invest Índia, Deepak Bagla, apresentou números surpreendentes do crescimento da Índia quanto à infraestrutura, bem como da evolução das empresas e população, destacando as vantagens dos negócios entre os países.
Petróleo e energia são temas de interesse
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou do encontro com uma exposição sobre o mercado de petróleo e gás no Brasil, em que destacou especialmente as potencialidades do Rio de Janeiro. “Nosso estado lidera em número de investimentos e atividades relacionadas aos mercados de petróleo, gás natural e indústria marítima”.
Gouvêa Vieira ressaltou ainda que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, utilizando grande variedade de fontes. “Mesmo assim, o setor de petróleo tem ainda um enorme potencial a ser explorado. Esperamos que a produção de óleo e gás mais que dobre na próxima década, passando de 3.3 milhões de barris/dia para mais de 7 milhões de barris/dia”.
Eduardo Eugenio participou no sábado (25) do jantar de Estado no palácio do governo indiano, oferecido pelo presidente da Índia, Shri Ram Nath Kovind, e pelo primeiro-ministro, Narendra Modi, em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Gouvêa Vieira representou o empresariado nacional na comitiva brasileira, que contou com ministros, deputados e integrantes do governo. Na quarta-feira (22), o presidente da Firjan participou de um jantar promovido pelo embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago.