No centro de pesquisa em Porto Alegre foi também instalado sistema de captura direta do ar de CO2
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) vai inaugurar no dia 28 de novembro, em Porto Alegre (RS), laboratório de tecnologias de baixo carbono. Em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, também será lançado em mesma cerimônia de inauguração o projeto DAC.SI (do inglês Direct Air Capture System Integration).
O projeto DAC.SI se baseia na operação do primeiro equipamento de captura direta de ar (DAC) no Brasil. Desenvolvido pelo Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, em colaboração com a Repsol Sinopec, o sistema instalado na PUC-RS tem a capacidade de remover 300 toneladas de CO₂ anualmente, equivalente ao impacto de reflorestar 14 a 42 campos de futebol, dependendo da metodologia de plantio.
Já o laboratório de tecnologias de baixo carbono servirá como centro de inovação aberta dedicado ao desenvolvimento de novas estratégias e materiais para a captura de CO₂, além de outras tecnologias sustentáveis. O local será capaz de realizar experimentos em diferentes escalas, desde o nível de laboratório até sistemas de teste em escala real. Com equipamentos analíticos e acreditações internacionais, o laboratório vai atuar em pesquisas para otimizar processos de captura de carbono
Estão previstas pesquisas sobre mineralização de CO₂ em basalto, material abundante no Brasil e com potencial para armazenamento de carbono. Além disso, o laboratório deve atuar na capacitação e formação de pessoal, oferecendo cursos, workshops e programas de ensino.
Fonte: arandanet.com.br/revista/