GASODUTO PERUANO TERÁ LIGAÇÃO DIRETA COM O BRASIL

O gasoduto que está sendo construído no sul do Peru será levado até um polo petroquímico e terá uma ligação direta com o Brasil, pela rodovia Transoceânica, que une Assis Brasil, no Acre, à Inãpari, no Peru desde 2009. Em novembro a Braskem e a Odebrecht, detentoras do projeto, vão realizar um evento no Rio de Janeiro, apresentando o gasoduto a empresas brasileiras. O evento ainda não tem data confirmada e de acordo com o Cônsul geral, Rolando Ruiz Rosas, essa é uma ótima oportunidade de estreitar os laços entre os países. ‘A perspectiva do evento é motivar e promover investimentos de empresas cariocas com o polo petroquímico”, explicou.

Entre os países da América do Sul, o Peru é o terceiro maior destino dos investimentos brasileiros, com estoque de US$ 1,9 bilhão. No Acordo de Complementação Econômica nº 58, entre o Mercosul e o Peru, o Brasil já concede ao Peru 100% de preferências tarifárias para mais de 6,5 mil produtos.

Até o mês de agosto de 2014, as exportações do Brasil para o Peru somaram US$ 1,1 bilhão ante US$ 1,4 bilhão do mesmo período de 2013, já a importação está em US$ 1 bilhão, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

Já em 2015 será realizada a Expo Peru no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é estreitar as relações econômicas e comerciais para geração de negócios bilaterais entre os empresários do país andino e o Rio.

Fonte -Fonte: Rio Capital de Energia