Existe um conjunto de iniciativas comuns para aumentar a produtividade, entre as principais destacam-se: trabalho flexível, computação em nuvem, gestão do conhecimento, melhor comunicação, treinamento e medidas de saúde (como dar aos funcionários a oportunidade de ir ao trabalho de bicicleta ou a pé).
Uma pesquisa com mais 20 mil executivos seniores e empresários em 95 países, realizada pela Regus – líder mundial em soluções de espaços de trabalho – relatou que 74% dos entrevistados brasileiros acreditam que o trabalho flexível é uma medida fundamental para alcançar maior produtividade. O resultado confirma que em qualquer conjuntura econômica, sobretudo em tempos de alta volatilidade do mercado, as empresas continuam a rever suas estratégias para alcançar maior eficiência e produtividade.
Esta pesquisa mergulhou fundo no tema do trabalho flexível e descobriu que os empresários acreditam que o trabalho flexível não só ajuda a melhorar a produtividade dos funcionários, reduzindo o espaço de escritório subutilizado e os deslocamentos, como também ajuda os trabalhadores a se tornarem mais eficientes. Os entrevistados relatam, por exemplo, que o trabalho flexível incentiva um maior senso de responsabilidade e promove a criatividade e uma melhor tomada de decisão.
Outros resultados incluem:
– 75% dos entrevistados de outras nacionalidades acham que o trabalho flexível melhora a produtividade, em comparação com 74% dos entrevistados brasileiros.
– No Brasil, 80% acham que o trabalho flexível incentiva um maior senso de responsabilidade e de gestão do tempo.
– Segundo 70%, o trabalho flexível também melhora a qualidade e a agilidade na tomada de decisão.
– Para 78% dos entrevistados o trabalho flexível estimula a criatividade.
– Relações comerciais rentáveis também são favorecidas pelo trabalho flexível segundo 76%.
Otávio Cavalcanti, diretor de área da Regus comenta: “Os analistas destacam uma série de práticas que comprovadamente afetam a produtividade mais do que outras. O trabalho flexível, com seus benefícios adicionais de melhoria da criatividade e viabilização de oportunidades de integração, tem um lugar de destaque nas empresas globais que o consideram fundamental”.
“As empresas sabem que o trabalho flexível aumenta a produtividade, mas como isso acontece é claramente uma combinação de vários fatores que vão desde uma melhor gestão do tempo e maior responsabilidade à redução do estresse. Levando em conta que o trabalho flexível também reduz consideravelmente o espaço de escritório subutilizado, ele é a solução perfeita para as empresas que desejam economizar custos e aumentar produtividade e o bem-estar de seus funcionários”, comenta Cavalcanti.
Fonte -Fonte: Portal Carreira & Sucesso