O município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, desenvolveu o Selo de Arquitetura Notável, que reconhece empreendimentos que sigam padrões de sustentabilidade e se destacam pela arquitetura diferenciada. O selo foi criado pelo Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) da cidade.
O objetivo da iniciativa é estimular a sustentabilidade na construção civil, além de promover melhorias na estética urbana.
Os empreendimentos serão avaliados por uma comissão formada por membros do Ipplan, da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Secretaria de Planejamento Urbano e da Secretaria de Meio Ambiente.
Para conseguir a certificação, é necessário procurar a Secretaria de Planejamento Urbano de São José dos Campos. Para participar das avaliações, o arquiteto ou construtor deve apresentar o alvará de construção, projeto de substituição ou de pequena reforma, para edifícios já existentes, e o habite-se, para obras já concluídas.
Podem participar do processo edificações de uso residencial multifamiliar com no mínimo 20 unidades divididas em três ou mais pavimentos; de uso comercial e de serviços, com no mínimo 20 salas; ou institucional e industrial com área construída acima de mil m².
Fonte -Fonte: PiniWeb